sexta-feira, 9 de março de 2018

John Piper afirma que católicos podem ser salvos apesar das doutrinas “errôneas” da Igreja Católica

ohn Piper afirma que católicos podem ser salvos apesar das doutrinas “errôneas” da Igreja Católica

A cisão entre católicos e evangélicos, iniciada há mais de 500 anos durante o movimento que criou a Reforma Protestante, gera sempre um questionamento sobre a Salvação de quem segue a Igreja Católica de Roma. Sobre isso, o pastor e teólogo John Piper afirmou que a resposta é simples e reside onde os seguidores do catolicismo depositam sua fé.
O assunto surgiu de um seguidor do ministério Desiring God, que enviou uma pergunta a Piper sobre a Salvação de um amigo que faleceu e era católico. No questionamento, havia ainda dúvida sobre a possibilidade de ser seguidor da Igreja romana e ainda assim ser um cristão genuíno.
Piper, sempre muito didático em suas respostas, elencou temores que tem a respeito de questões doutrinárias da Igreja Católica, incluindo divergências históricas do protestantismo quanto à divindade da virgem Maria, o batismo, indulgências, justificação, transubstanciação e o purgatório.
“Em vários níveis, a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, contextualizou Piper, sem fechar, no entanto, a possibilidade de que existem católicos que são cristãos verdadeiros e serão salvos.
“Eu acho que existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos. Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou doutrinas”, pontuou.
“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”, argumentou o pastor.
Ao final, John Piper salientou seu raciocínio sintetizando-o: “Em outras palavras, é possível que o coração de uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo sejam muito melhores do que sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”, concluiu.

Leave a Reply

Nenhum comentário:

Postar um comentário