sábado, 13 de junho de 2020

STJ autoriza pastor chefiar coordenação de índios isolados na Funai

STJ autoriza pastor chefiar coordenação de índios isolados na Funai

Posted: 10 Jun 2020 09:35 AM PDT

Pastor Ricardo Lopes Dias
Pastor Ricardo Lopes Dias (Foto – Reprodução)

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a nomeação do pastor Ricardo Lopes Dias para chefiar a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A nomeação de Dias causou polêmica por ele ter sido missionário durante quase dez anos na Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), que atua na evangelização de povos indígenas principalmente na Amazônia.

O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, revogou uma decisão do desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que impediu Ricardo de assumir o cargo em maio.

Em sua decisão, o desembargador do TRF-1 alegou que “qualquer providência de aproximação missionária é uma ameaça a esses povos indígenas”.

“Historicamente, os missionários procuram promover o contato com povos indígenas isolados e de recente contato para evangelizá-los, o que contraria uma política consolidada no Brasil”, disse Souza Prudente. “Eles querem ficar isolados”.

Por outro lado, o presidente do STJ avaliou que Ricardo preenche os requisitos legais para exercer a função, tendo inclusive qualificação para isso, uma vez que é formado em antropologia, com mestrado em ciências sociais, doutorado em ciências humanas e experiência nas áreas de etnologia indígena, identidade e direitos humanos.

Noronha também destaca que o cargo comissionado é de livre escolha do Poder Executivo.

Além disso, o presidente do STJ esclarece que o vínculo com a MNTB não significa que haja conflito de interesses. “Trata-se de ilação sem base, conjectura que fere, no caso, a presunção de legitimidade dos atos do Executivo e caracteriza intervenção do Judiciário na administração interna de outro poder sem fato concreto sério e comprovado”, diz trecho da decisão.

Em entrevista à BBC Brasil, Ricardo Dias lamentou que o fato de que ser evangélico e ter atuado como pastor esteja chamando tanto a atenção da opinião pública. “Minha atuação vai ser técnica. Não vou promover a evangelização de índios”.

“Acho que está havendo até uma discriminação pelo fato de eu ser evangélico. Eu sou antropólogo, tenho mestrado e acabei de concluir um doutorado. Tenho conhecimento técnico sobre a situação dos índios no Brasil”, destacou.

Cristão foge da perseguição com sua família na Etiópia

Posted: 09 Jun 2020 12:50 PM PDT

Cristãos da Etiópia são perseguidos por outros que valorizam mais as tradições do que os ensinamentos bíblicos (foto ilustrativa) (Portas Abertas)
Cristãos da Etiópia são perseguidos por outros que valorizam mais as tradições do que os ensinamentos bíblicos (foto ilustrativa) (Portas Abertas)

Reta* é um exemplo de cristão que sabe o que é perder tudo por amor a Cristo e pelo zelo com os ensinamentos bíblicos, na Etiópia. Porém, a perseguição que ele enfrenta não vem de extremistas islâmicos, mas de alguns cristãos ortodoxos.

Reta já foi líder na Igreja Ortodoxa Etíope, mas desde que passou a crer e ensinar que a salvação acontecia somente pela fé e pela graça de Deus, a vida dele mudou para pior.

Alguns religiosos da mesma denominação começaram a ser hostis com ele, porque ele lia a Bíblia e influenciava outros a fazer o mesmo. Mas o estopim foi quando o líder cristão defendeu a permissão de trabalho da Sociedade Bíblica na cidade onde residia. Após o apoio, o seguidor de Jesus foi expulso da igreja.

Com medo de retaliação física, Reta fugiu com a esposa e os dois filhos. Sem renda, moradia e alimentação, a família foi acolhida por alguns parentes não cristãos. Mas as medidas de distanciamento social estão dificultando que Reta encontre um trabalho para que sobrevivam por conta própria.

A Portas Abertas visitou a família, respeitando as regras de distanciamento social, e ofereceu tanto incentivo emocional como financeiro.

“É impossível descrever em detalhes o que Deus fez por nós. Sem a ajuda e o apoio de outros cristãos, teríamos perdido tudo e nossa família teria desmoronado. Mas agradecemos muito ao Senhor por nos apoiar em muitas tribulações. Agradecemos a ele por nos dar boas pessoas de Deus quando nossos parentes e amigos se afastaram de nós”, agradece Reta.

Você pode fazer diferença

Muitos cristãos que vivem em países com toda liberdade religiosa, como o Brasil, em que portar, ler e ter uma Bíblia em casa é permitido e até incentivado, muitas vezes não entende ou até duvida de histórias com essas. Mas elas existem.

Mais de 260 milhões de cristãos são perseguidos no mundo pelos mais variados motivos: a religião majoritária no país, pode persegui-lo por não mais querer seguir suas tradições e, pelo mesmo motivo, a família o rejeita. Governos autoritários e extremistas também perseguem os cristãos, processando, prendendo e até condenado à morte milhares de cristãos.

Para apoiar esses cristãos e ajudá-los a permanecer firmes em sua fé em Jesus, a Portas Abertas lança, periodicamente, campanhas de doação para que as necessidades desses irmãos sejam conhecidas e supridas. *Nome alterado por segurança.

Acesse Portasabertas.org.br/doe e conheça cada uma dessas campanhas e saiba como colaborar

© Amigo De Cristo – Site de notícias cristãs do Brasil e Mundo.

Julgamento de casal cristão condenado à morte no Paquistão é adiado

Posted: 09 Jun 2020 11:24 AM PDT

O casal cristão paquistanês Shagufta Kausar e Shafqat Emmanuel, condenado à morte ( Foto - ACI Digital)
O casal cristão paquistanês Shagufta Kausar e Shafqat Emmanuel, condenado à morte ( Foto – ACI Digital)

Os cristãos costumam ser acusados ​​de blasfêmia no Paquistão, assim como aconteceu com o casal cristão paquistanês Shagufta Kausar e Shafqat Emmanuel. O julgamento aconteceria no último dia (3), de junho, mas foi adiado.

O casal cristão foi acusado de enviar uma “mensagem de texto” por telefone que insultou o Profeta Muhammad e o Alcorão. Esses crimes, se condenados, exigem a pena de morte no Paquistão. Tudo isso, julgamento, condenação e sentença, já ocorreu. Explica Bruce Allen, do FMI.

O casal está preso agora há quase sete anos. Eles foram atraentes e houve atrasos após atrasos. O recurso estava marcado para ser ouvido em 3 de junho, apenas alguns dias atrás. mas, novamente, foi adiada para 22 de junho .

As acusações

Um imã no Paquistão alega ter recebido esse texto enquanto orava, e um advogado alega ter recebido mensagens semelhantes enquanto conversava com o imã sobre o assunto. Allen diz: “Então realmente parece que tudo isso é apenas um cenário contra esse casal. Quem estava cometendo o crime sabia quem era o imã e com quem estava conversando, e enviou as mensagens de texto no momento oportuno para apenas inflamar e incitar as pessoas contra o casal.”

A polícia então entrou na casa de Shafqat, dominando-o rapidamente (ele fica paralisado da cintura para baixo). A família foi presa e Shafqat foi espancado e ameaçado até que ele admitiu enviar as mensagens de texto.

Falta de evidências

Apesar da admissão forçada de Shafqat, ele não poderia ter enviado as mensagens. Allen explica: “Ele não podia. Número um, ele é analfabeto. Número dois, as mensagens de texto nem estavam em urdu, a língua nacional do Paquistão; eles estavam em inglês. Ele nem sabe falar inglês, muito menos ler ou escrever. ”

De fato, a maioria dos cristãos no Paquistão não sabe ler nem escrever, e a maioria trabalha em empregos humildes, como trabalho de saneamento.

Shafqat e sua esposa definham em prisões separadas desde a prisão em 2013. Felizmente, eles têm o advogado Saif ul Malook ao seu lado, que também representou com sucesso Asia Bibi.

Allen diz que Malook vive sob ameaça de morte por representar até clientes acusados ​​de blasfêmia. “Ele está disposto a colocar sua vida em risco para defender aqueles que são injustamente acusados. E ele tem registrado que as evidências contra Shafqat são nulas.”
Ore pelos cristãos no Paquistão

Os próprios juízes podem estar atrasando o caso por medo do que lhes possa acontecer se absolverem Shafqat e sua esposa. Allen incentiva os cristãos a orar para que a justiça seja feita para esse casal. Ore também para que seus filhos sejam consolados por Cristo.

No entanto, ele também diz: “Há muitos cristãos definhando nas prisões do Paquistão, que foram acusados ​​e condenados por blasfêmia. As acusações são falsas, mas as coisas estão contra elas. Quando oramos por esse casal, oramos por todos os indivíduos e suas famílias que os esperam do lado de fora da prisão. ”


Nenhum comentário:

Postar um comentário