terça-feira, 7 de julho de 2020

Cristãos no Egito vivem melhor agora do que antes, diz pesquisador

Cristãos no Egito vivem melhor agora do que antes, diz pesquisador

Posted: 05 Jul 2020 03:18 AM PDT

Cristãos no Egito vivem melhor agora do que antes, diz pesquisador
Cristãos coptas em um evento religioso no Egito (Foto Reprodução / Open Doors)

A situação que os cristãos no Egito vivem agora está melhor do que “há muito tempo”, de acordo com o professor e pesquisador Darrell Bock, que recentemente esteve fez uma vista ao país islâmico.

Segundo o pesquisador Darrell Bock, professor do (Novo Testamento) no Dallas Theological Seminary, relatou em seu podcast “The Table” publicado no YouTube, detalhes de sua viagem como os cristãos no Egito estão vivendo.

De acordo com o The Christian Post, Bock e Mark M. Yarbrough, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, reitor e professor de Exposição Bíblica da DTS, disseram que recentemente visitou líderes cristãos no Egito.

Enquanto eles estiveram lá, Bock disse que se reuniu com um grupo de cerca de 60 a 70 líderes egípcios protestantes que lhe disseram: “as coisas são muito melhores para nós como cristãos agora do que há muito tempo no Egito”.

“Embora exista violência em algumas regiões do Egito relacionadas à Igreja Cristã, isso é apenas uma realidade administrativa em diferentes partes do Egito”, disse Bock.

“Algumas áreas são inerentemente mais violentas que as outras porque o governo ainda não tem o poder de supervisionar tudo o que está acontecendo em todo o país”, relatou.

Especificamente, as pessoas com quem Bock falou disseram que, em geral, as coisas antes não eram tão boas para os cristãos no país. No entanto, isso acontece desde que Anwar Sadat se tornou presidente na década de 1970.

Vivendo melhor agora

Yarbrough concordou com essa avaliação, observando que a melhoria nas condições da minoria cristã foi “enorme” e “provavelmente melhor do que nunca para essa geração”.

Yarbrough também discutiu como, embora apenas 10% do país fosse cristão e apenas 1% evangélico protestante, eles obtiveram ganhos sociais consideráveis.

“Esse grupo com o qual nos encontramos é um líder muito influente. Eles não estão escondidos no fundo. São figuras muito públicas”, explicou.

“Muitos estão servindo em posições estratégicas de escritório que conhecemos. E assim, há um crescimento, não apenas no que diz respeito ao papel da Igreja, mas no posicionamento dos líderes evangélicos dentro das estruturas governamentais.”

Yarbrough achou significativo “ver cristãos que estão em posições estratégicas interagindo com outras pessoas” de diferentes origens religiosas.

Bock e Yarbrough também discutiram o encontro com o líder da Igreja Copta no Egito, Papa Tawadros II, de Alexandria. Segundo que eles disseram estar interessados ​​em cooperação ecumênica e educação bíblica.

“Ele falou sobre algumas coisas que eles estão fazendo. Ele fez referência ao VBS. Foi quase uma discussão de algo que muitos de nós estamos familiarizados. Algo como Awana ou algo assim para crianças. Ele falou sobre um processo disso ”, lembrou Yarbrough.

“Ele nos mostrou um currículo em que uma equipe estava escrevendo. Você poderia dizer que ele se iluminou quando se tratou de como equipar a próxima geração de crentes em Jesus para conhecê-Lo melhor e conhecer Sua Palavra. Foi muito encorajador.”

Perseguições

Uma nação de maioria muçulmana, o Egito tem uma história quadriculada quando se trata de tolerar sua minoria cristã. Isso sem contar com revoltas que levam a perseguições violentas esporádicas.

De acordo com o grupo de vigia de perseguição cristã Portas Abertas, o Egito mantém a dúbia distinção de ser o 16º pior perseguidor de cristãos.”Muitos cristãos egípcios encontram obstáculos substanciais para viver sua fé”, observou a organização em um relatório recente.

“Existem ataques violentos que são manchetes de notícias em todo o mundo, mas também existem formas mais silenciosas e sutis de coação que sobrecarregam os fiéis egípcios.”

No entanto, o governo de al-Sisi fez algumas propostas, incluindo a criação, em janeiro de 2017, de um órgão do governo destinado a dar reconhecimento legal a várias igrejas.

Conhecido como Comitê para a legalização de igrejas não licenciadas, inclui ministros da justiça, assuntos parlamentares, autoridades locais e representantes de comunidades cristãs.

Liderada pelo primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouly, em maio, o comitê reconheceu e legalizou 70 igrejas cristãs, somando 1.638 desde a sua formação.

Gostou de ler essa notícia? "Cristãos no Egito vivem melhor agora do que antes, diz pesquisador " Então leia mais notícias no: Amigo De Cristo

Homem volta à vida após oração de missionário na Etiópia, 25 pessoas aceitam Jesus

Posted: 04 Jul 2020 07:56 PM PDT

Homem volta à vida após oração de missionário na Etiópia
Um grupo de pessoas aceitaram Jesus em Amaro Etiópia, evangelizados pelo missionário Miktile Boyto.

Um missionário treinado pela Great Commission Ministry (CRU) na Etiópia, orou por um homem morto e Jesus ressuscitou o homem dentre os mortos, o que fez com que 25 testemunhas decidissem seguir a Jesus Cristo.

“Existe um missionário perto de Adis Abeba na parte norte”, relata Miktile Boyto em um vídeo produzido pelo GO 2020. O missionário Boyto, é coordenador global do movimento da igreja do Ministério da Grande Comissão da Etiópia, afiliado à CRU.

Quando o missionário soube da morte do homem, sentiu compaixão e foi ao local onde o corpo do homem estava sendo preparado para o enterro.

“Ele foi e disse a eles: ‘Gostaria de orar por esse homem. Espero que este homem, ele seja criado novamente. Jesus está vivo e pode dar vida a ele novamente ”, conta Boyto.

“Não acreditamos em você porque você não faz parte da nossa religião”, disse um membro da família. “Temos nosso povo religioso e eles estão aqui preparando o corpo para o enterro, então como podemos acreditar em você?”

Mas outros reunidos lá foram mais receptivos e instaram o missionário a orar. No entanto, ainda havia resistência. “Não, não permitimos, porque ele não faz parte da nossa religião”, protestou outro.

Mas o missionário persistiu e foi permitido orar. “Ele então orou, e milagrosamente o homem se levantou!” relatou Boyto. Então, vendo o homem voltar à vida, 25 pessoas que estavam lá para a cerimônia do enterro aceitaram Jesus e decidiram seguir a Cristo.”

Pois, como o Pai ressuscita os mortos e os dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quiser. João 5:21.

Gostou de ler essa notícia? "Homem volta à vida após oração de missionário na Etiópia, 25 pessoas aceitam Jesus " Então leia mais notícias no: Amigo De Cristo

Maioria dos evangélicos apoiam mulheres na liderança da igreja, revela pesquisa

Posted: 04 Jul 2020 03:24 PM PDT

Maioria dos evangélicos apoiam mulheres na liderança da igreja, revela pesquisa
Mulheres na liderança da Igreja

Uma nova pesquisa mostra que a maioria dos protestantes evangélicos nos (EUA), apoiam mulheres assumindo papéis de liderança na igreja. Mas, há várias questões nas quais você pode contar para despertar debates sobre o papel das mulheres na vida da igreja.

Segundo o Christianity Today, a pesquisa do cientista político Ryan P. Burge descobriu que 8 em cada 10 evangélicos auto-identificados disseram que concordam com as mulheres que ensinam na escola dominical, liderando o culto e a pregação nas conferências e retiros de mulheres.

Sete em cada 10 disseram que eram a favor das mulheres pregando durante os cultos da igreja. No entanto, quase 87% disseram que apoiavam mulheres ensinando na escola dominical, enquanto 72,8% disseram que apoiariam mulheres pregando no domingo de manhã.

A pesquisa ocorre apenas algumas semanas depois que as páginas de mídia social revelaram alguns conservadores que criticam a autora Aimee Byrd.

Em um grupo no Facebook chamado Geneva Commons, membros mais antigos da Igreja Presbiteriana Ortodoxa e da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos disseram sobre Byrd:

“Eu gostaria que o marido a amasse o suficiente para dizer para calar a boca”, escreveu um deles. “Por que essas mulheres não podem simplesmente tirar os sapatos e fazer alguns sanduíches para nós!?!” outro escreveu.

Byrd é o autora de Recuperando-se da Masculinidade e da Mulheres Bíblicas: Como a Igreja Precisa Redescobrir Seu Propósito.

Em 2018, Beth Moore também se viu no centro do debate sobre o papel das mulheres na igreja.

“Estou pedindo que você simplesmente não tolere misoginia e desprezo pelas mulheres em suas esferas de influência”, escreveu ela em “Uma carta aos meus irmãos”. “Estou pedindo sua influência deliberada e claramente transmitida em relação à imitação de Cristo em sua atitude e ações em relação às mulheres.”

Mulheres na liderança

A pesquisa de Burge, no entanto, mostra que pode haver “menos divisão” nas visões sobre a liderança das mulheres na igreja.

Em outras descobertas, a pesquisa disse:

  • 20% dos evangélicos com 65 anos ou mais discordam das mulheres que pregam.
  • 10% dos evangélicos com idades entre 55 e 64 anos discordam das mulheres que pregam.
  • Além disso, 20% das pessoas de 18 a 35 anos discordam das mulheres que pregam.

Tomados em conjunto, esses resultados indicam que o apoio evangélico às mulheres que pregam e lideram é robusto em termos de gênero, frequência à igreja, posição teológica e idade.

Gostou de ler essa notícia? "Maioria dos evangélicos apoiam mulheres na liderança da igreja, revela pesquisa " Então leia mais notícias no: Amigo De Cristo

Cristãos americanos acreditam que os EUA é abençoado por Deus, diz pesquisa

Posted: 04 Jul 2020 02:25 PM PDT

Cristãos americanos acreditam que os EUA é abençoado por Deus, diz pesquisa
Americanos acreditam que os EUA é abençoado por Deus

A maioria dos cristãos americanos têm mais probabilidade do que a população em geral de ver os Estados Unidos como uma nação abençoada e um líder mundial, embora a maioria das duas categorias afirme essa crença, de acordo com uma nova pesquisa da Barna.

Os cristãos americanos também são mais propensos a dizer que os EUA, são uma nação cristã e foram “escolhidos por Deus”.

Os dados da pesquisa com 2.889 adultos dos EUA foram publicados no site da Barna na quarta-feira e fazem parte de um novo estudo realizado com o Racial Justice and Unity Center e outros.

“Embora o quarto de julho ofereça um tempo para os EUA celebrarem a Declaração de Independência, também oferece espaço para que possamos relembrar a história de nosso país – os bons e os ruins – para afiar as lentes com as quais imaginamos seu futuro, Barna disse no comunicado.

Segundo a pesquisa, 80% dos cristãos praticantes, mas 58% dos adultos americanos concordam com a afirmação de que “historicamente, os Estados Unidos têm sido um país cristão”. Cinquenta e um por cento dos cristãos praticantes concordam fortemente com a afirmação, enquanto 29% concordam “um pouco”.

Barna define “cristãos praticantes” como cristãos auto-identificados “que participaram de um culto no mês passado e concordam fortemente que sua fé é muito importante em sua vida”.

Enquanto isso, 87% dos cristãos praticantes, mas 52% dos adultos americanos concordam que “historicamente, os Estados Unidos foram abençoados por Deus”. (Sessenta e quatro por cento dos cristãos praticantes concordam fortemente.)

Em outras questões:

  • 57% dos cristãos praticantes, mas 32% dos adultos americanos concordam que “historicamente, os Estados Unidos foram escolhidos por Deus”.
  • 87% dos cristãos praticantes e 75% dos adultos dos EUA concordam que “historicamente, os Estados Unidos têm sido um líder para o resto do mundo”. (Sessenta e um por cento dos cristãos praticantes concordam plenamente.)
  • 83% dos cristãos praticantes e 75% dos adultos dos EUA concordam que “historicamente, os Estados Unidos têm sido uma nação de imigrantes”.

Barna também perguntou aos adultos se eles acreditam que “historicamente, os Estados Unidos são opressores às minorias”. Por uma margem de 48 a 28, os cristãos praticantes dizem que tem sido opressivo (24% são neutros).

Entre os adultos norte-americanos, a margem é de 50 a 21%, que acredita ter sido opressiva (29% são neutros).

Embora os resultados da pesquisa tenham sido divulgados quarta-feira, a pesquisa foi realizada de 19 de julho a 5 de agosto de 2019, antes dos protestos de 2020 contra a injustiça racial.

Gostou de ler essa notícia? "Cristãos americanos acreditam que os EUA é abençoado por Deus, diz pesquisa " Então leia mais notícias no: Amigo De Cristo

Igreja Deus é Amor perde na justiça o direito exclusivo do nome

Posted: 04 Jul 2020 12:43 PM PDT

Igreja Deus é Amor perde na justiça o direito exclusivo do nome
Sede da Igreja Pentecostal Deus é Amor em São Paulo.

A Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionários David Miranda, perde na Justiça de (SP) o direito exclusivo do nome “Deus é Amor”. Segundo decisão da justiça, o nome não pode ser considerada como uma marca.

A decisão foi tomada em ação na Justiça de São Paulo, movida pela Igreja Pentecostal Deus é Amor, que recorreu ao Judiciário para impedir que uma organização dissidente utilizasse o nome Igreja Pentecostal Deus é Amor Renovada Ministério de São Paulo.

Fundada em 1962 pelo missionário David Miranda, falecido em 2015, a Igreja Deus é Amor possui mais de 22 mil igrejas no Brasil e tem filiais em 136 países, com aproximadamente 1,1 milhão de fiéis. A Deus é Amor Renovada foi fundada em fevereiro de 2019 pelo pastor Reginaldo Gaudêncio, dissidente da Deus é Amor.

Fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, miissionário David Miranda
Fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, missionário David Miranda (Foto: Wikipédia)

No entanto, a defesa igreja alegou que a concorrente escolheu esse nome com o objetivo proposital de confundir os fiéis, atraindo-os para a nova entidade.

Além da proibição da marca, que foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual em 2002, exigia uma indenização de R$ 50 mil, segundo petição apresentada pelo advogado Bruno Veiga Pecly, da Tavares, Ragazzi e Advogados Associados.

Segundo à Folha de São Paulo, a nova denominação “Deus é Amor Renovada” defendeu-se argumentando que a expressão é bíblica e que não poderia ser utilizada exclusivamente pela entidade fundada por David Miranda.

“A nomenclatura ‘Deus é Amor’ está escrita na BíbliaSagrada, sendo de livre uso entre as pessoas”, afirmou seu advogado Marcelo Araujo da Silva. Na sentença, o juiz Rodrigo Carlos Alves de Melo, da 1ª Vara Brotas, no interior paulista, concordou com a argumentação da organização dissidente.

“Em termos legais, a expressão ‘Deus é Amor’, isoladamente considerada, sequer poderia ser registrada como marca, como de fato não foi”, disse o juiz, citando que o nome da entidade é Igreja Pentecostal Deus é Amor e que a outra chama-se Igreja Pentecostal Deus é Amor Renovada Ministério São Paulo.

O magistrado, Rodrigo Carlos Alves de Melo ainda disse que: “Basta a leitura de um nome e de outro para que se chegue à conclusão de que são entidades religiosas diversas.” A igreja ainda pode recorrer da decisão.

Gostou de ler essa notícia? "Igreja Deus é Amor perde na justiça o direito exclusivo do nome " Então leia mais notícias no: Amigo De Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário